sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Retrospectiva - parte III

De volta a falar dos últimos eventos enxadrísticos no Vale do Paraíba em 2009, relembremos a 3ª Copa 14 Bis de Xadrez Dinâmico, realizada em São José dos Campos, no dia 22 de novembro.

O Parque da Cidade, local escolhido para a competição, é de longe uma péssima opção. Longe do centro, afastado das vias de fácil acesso, o Xadrez no Parque ficou relegado a uma casinha quente no meio da imensa flora do ambiente.

Dificuldades de lado, passamos a falar do torneio!



O enxadrista Ivan Balducci, de São José dos Campos, lançou na internet uma estatística com inscrições separadas por sexo, categoria e cidade. Iniciativa diferente, que trouxe-nos uma contribuição extra ao podermos analisar um mapa com os números do torneio! Pena que jogadores inscritos não compareceram (como Hercules Carvalho e Jonathan Ayres), o que modifica um pouco o trabalho apresentando.



Estatísticas de Ivan Balducci


Quem quase não apareceu também, para a 1ª rodada, foi este que vos escreve! Fui ao torneio saindo de São Paulo (SP) e se não fosse a ideia genial da Stephanie Jorge, que sugeriu que descêssemos antes da rodoviária, nem eu nem ela chegaríamos ao ponto de sentar na mesa restando apenas... 3 minutos no relógio!

Eu venci meu jogo, que foi uma bagunça só incomentável, mas Stephanie não teve a mesma sorte. Após segurar muito bem o experiente GM em xadrez postal Antonio Cipolli, ela sucumbiu no tempo num final de Torres equilibrado! Foi um grande jogo, de todo jeito!

Seguiu-se o certame sob forte calor e os árbitros insistiram em manter os ventiladores na porta dos fundos, quase fora do salão sufocante. Maldades inexplicáveis do senhor Ralfus, vai entender.

Lá pelo meio do torneio, consegui gravar essas imagens, que relatam um pouco do clima no local. Acompanhem:























Fato a se ressaltar foi a vitória de Erick Alexandre sobre Rafael Carvalho! Erick jogou a categoria Absolutoa e conseguiu  faturar um dos gigantes do ranking 2009. Pena que não manteve o pique, e terminou de forma modesta o torneio.

Antonio Cipolli, após vencer Stephanie na 1ª rodada, esqueceu-se de como jogar e perdeu dois jogos seguidos. Foi então que, para surpresa de todos, fez o seguinte pronunciamento no restaurante baratinho boa praça em que almoçávamos, no intervalo:




Pois é, o Velho Lobo, digo, o Cipolli desistiu do torneio e ficou lá em São José apenas para assistir.

No fim, disputei com Flávio Costa, jogador local, o título. Ele vinha de campanha perfeita, 100%, jogando com solidez. Eu tinha 4 vitórias e 1 empate, contra Daniel Ikejiri, atual campeão do Vale. E deu Flávio, se não me engano, vencendo a 14 Bis não pela primeira vez em sua carreira.


Partida da 3ª rodada, onde, sob calor forte, consegui recuperar-se e vencer Miguel Abrahao

2 comentários:

  1. Para quem está acompanhando a restrospectiva: ainda vamos falar da etapa de Canas, onde Daniel sagrou-se campeão; do torneio Coroação, em Taubaté (SP), inclusive temos vários vídeos de lá. E, por fim, os três campeões em suas categorias este ano serão entrevistados aqui no blog. Fiquem de olho!

    ResponderExcluir
  2. Ai sim, fomos surpreendidos novamente...Bom esse torneio foi foda! kk, foi o torneio que bateu o recorde de W.O. da historia do Vale!! e foi meu primeiro torneio ABS, valeu a pena, tinha bastante amigo e eu bati um top2300 AVPX, kkk, mas nao consegui segurar e depois da derrota pro Gieds minha campanha foi agua abaixo, mas é isso...to gostando da retro!

    ResponderExcluir