domingo, 12 de fevereiro de 2012

A Volta do Reis do vale



Reis do vale avante, no ano de 2012 a intenção é ter uma boa cobertura do xadrez valeparaibano, estivemos inativos desde boa parte de 2010 até o presente dia.

Fazendo um breve comentário sobre 2010 temos que foi um ano para ser esquecido no xadrez da região, com vários problemas culminando com o abandono do antigo organizador, assim sendo, obteve-se poucas etapas, mal organizadas, com poucos participantes, enfim, não teve quesitos suficientes para formação de um ranking.

Após o recesso de 2010 e retomando as atividades enxadrísticas em 2011, a organização ficou por conta de Erick Alexandre e Ralfus Marcel, dentre as mudanças do estatuto da AVPX ( Associação valeparaibano de Xadrez) as principais são as seguintes:

· Organização mudou do Laerte Lopes para Erick Alexandre e Ralfus Marcel;

· Novo rating e também nova fórmula;

· Cumprimento dos horários estipulados no folder;

· Exclusão da categoria Veterana;

· Substituição da categoria sub-15 pela sub-13;

· Nova forma de pontuação para o ranking;

· Critério de desempate sorteado no fim de cada torneio;

· Novo site (www.avpx.com.br );

Dentre as mudanças as mudanças feitas quase todas vieram de bom grado para todos, entretanto, a mudança que desagradou muitos foi o quesito rating zerado, porque foi vista por muitas pessoas como desrespeito ao rating que levaram anos para conquistar para simplesmente em um ano a organização zerar. Quanto ao resto só foi de positivo, uma boa organização, atualizações rápidas no site, por fim, uma boa promoção do xadrez na região.

Falando do que interessa: o xadrez em si, os resultados e capivaradas.

Categoria sub-13: foi a categoria que predominou São José dos Campos, o que mostra um bom incentivo pra base, o que acabou levando que o campeão do circuito sub-13 fosse um Joseense, Eric Almeida.

(Erick Almeida - direita)

Categoria feminina: a disputa do primeiro lugar ficou entre Rauanda Schultz e Juliane Dias, a qual Juliane acabou levando a melhor e se consagrou a campeã do vale de 2011.

(Da esquerda para direita, Juliane Dias, Rauanda Schultz, Mariana Inaoka)

Categoria Absoluta: tivemos uma disputa que se pode até considerar emocionante entre Glaucio Cafalchio e Alberto de Queiroz, chegando até a última etapa para decidir quem seria o rei do vale. Glaucio tinha uma pequena vantagem na última etapa em relação ao seu algoz, entretanto, Alberto fez jus ao seu título de Rei Do Vale 2012 e ganhou a última etapa e também outras combinações de resultados, o que o consagrou.

(Alberto Queiroz - direita)

Dessa forma encerrou-se a atividade enxadrística em 2011, revivendo o xadrez na região.

Para o ano de 2012, peças avante e mate neles!


Um comentário:

  1. Ótima iniciativa Pedro Henrique ! Em nome da AVPX desejo muito sucesso para seu blog e conte com o nosso apoio desde já !

    ResponderExcluir