segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Praia e calor em Caraguá

Partida que decidiu o torneio, 5ª rodada: Tiago Santos (dir) x Jonathas Cuba

No último domingo, 16 de agosto, a cidade de Caraguatatuba recebeu a 6ª etapa do 10º Circuito Valeparaibano de Xadrez Dinâmico. Mesmo sendo, provavelmente, a antepenúltima etapa do Circuito (a etapa de Caçapava corre o risco de não ser realizada, reduzindo a decisão para as duas etapas restantes), o torneio não contou com seis dos 10 primeiros colocados no ranking de 2009, na categoria absoluta.

Os 47 participantes que desceram a serra para jogar na ensolarada cidade do litoral paulista, entretanto, disputaram de forma acirrada ponto a ponto na busca pelo título. Se deu melhor Tiago Santos (São Paulo), com 5 em 5. Em seguida, os xarás Jonathan Ayres (Taubaté) e Jonathas Cuba (Pinda), com 4 em 5.

Destaques para as atuações de Gabriel Nascimento (o “filho do Josino”, de Caçapava), Bruno Alexandre Santos (São Sebastião) e Fábio Alves Lins Jr. (São Sebastião), que também terminaram o torneio com 4 pontos.

Torneio B


A disputa nas categorias sub-11 e 15 quase sempre é esquecida, afinal, os 52 pimpolhos que jogaram nestas categorias ainda têm de comer muito feijão. Por isso, também será esquecida aqui.

Torneio Feminino

No feminino, ‘tripadinha’ de Taubaté, com Rauanda Schutz (5 pontos), Rita Prazeres (4,5) e Vanessa Salles (4) no pódio, entre 29 competidoras.

Enfim, no total, 128 pessoas (mais o Laerte, o Ralfus, os motoristas de Urubupungá e a torcida brasileira) acordaram cedo, entraram na correria, comeram mal, passaram calor e completaram mais esta emocionante etapa do Circuito que mais reúne enxadristas em São Paulo [é claro que eu não confirmei essa informação].

E ninguém viu a praia.


Pérolas

Em breve entra no ar um vídeo com os melhores (?) momentos do torneio. Enquanto ele não vem, fiquem com algumas pérolas ocorridas durante essa acirrada disputa:

- O local escolhido para os jogos foi o Sindicato do Servidor Público de Caraguá. Tirando o fato de ninguém na cidade saber onde ficava o local, não foi difícil encontrar o galpão, digo, o salão de jogos;

- Na véspera do torneio o local recebeu um baile (?) e o início das partidas foi adiado para que o chão e as mesas pudessem estar lavados e secos, a fim de evitar o efeito peças escorregadias;

- Daniel Ikejiri comemorou muito a ausência dos seus mais próximos seguidores na luta pelo título de Rei do Vale 2009. Só esqueceu de avisar seus adversários, que não entraram na mesma festa. Daniel terminou em 7º, mas, ainda assim, deve ser o novo líder do Circuito;

- Ao final da quarta rodada, o árbitro do certame – na ânsia por reforçar seus argumentos já convincentes de que cinco rodadas bastariam – apelou para a famigerada doença da moda: “Vamos acabar mais cedo e evitar a proliferação da gripe suína”.

- O Ataque Surf (variante de ataque comumente ocorrida em partidas de jogadores do Litoral Paulista) não apareceu em nenhum PGN das 5 primeiras mesas;

- Estranhou à maioria dos jogadores o fato de que, na terceira rodada, um jogador desconhecido estava entre os que tinham feito 100% de aproveitamento. Na lista, seu nome era suspeito: “Astor”, assim mesmo, sem sobrenome algum. Logo, o enxadrista foi descoberto: tratava-se de uma engine (Astor 7.8), criada exclusivamente para atuar em Caraguá. Devido a um bug, no entanto, Astor não conseguiu mais pontuar (acredita-se que a água com que lavaram o chão às vésperas do torneio molhou seus chips);

- Vamos ocultar o nome para não sofrermos com processos: mas um jogador ganhou o título de Bola Murcha do torneio. Jogava Mateus Silva (Pinda) contra o referido jogador, que fez um lance impossível. Mateus chamou o árbitro para acertar seu relógio e, quando este chegou, o Bola Murcha simplesmente negou que tenha feito tal lance. E o árbitro não teve o que fazer, senão mandar seguir a partida.

- Gabriel Josino Nascimento Rezende, o filho do Josino, reclama até agora (terça-feira, 9h) que não devia ter perdido sua partida contra Rafael Carvalho. Parece que ele vai entrar com uma petição no Juizado Especial pedindo anulação do pleito, e já começou a colher assinaturas para um possível abaixo-assinado. É engajado;

- Na penúltima rodada, Tiago e Fábio Alves disputaram a liderança do torneio. Um pouco melhor na abertura, Tiago se perdeu no jogo e quase foi engolido pela onda de peões de Fábio [o termo certo é “avalanche”, mas, em respeito aos surfistas, falaremos de “onda”]. Porém, seguindo sua tática golpeteira (doutrina aprendida em Taubaté), lançou-se ao ataque (furado) jogando todas suas peças pra cima do Rei de Fábio, e venceu. Descontente e incontrolado, Fábio resolveu fazer o mesmo: e jogou todas as suas peças EM CIMA do Tiago! Errou a cabeça por pouco. (Pra errar essa cabeça enorme tem que ser muito vesgo opsss - NT)

- Érick e Jonathas (Taubaté) acordaram às 5h da manhã decididos a vencer a categoria sub-11 e 15 do torneio. Ah, esqueci, não vamos falar da categoria sub-11 e 15;

- A principal página de Xadrez do Brasil (esta informação, sim, é confirmada oficialmente), o Clube de Xadrez On-line, noticiou o resultado da etapa de Caraguá, desagradando a alguns cornetas (pura invejinha, ops);



- Não deixe de voltar para conferir o vídeo;

- E mande sua pérola nos comentários, caso ela tenha sido esquecida aqui.

Um comentário:

  1. Xadrez para todas as idades e Prêmio “Enxadristas Brasileiros”
    setembro 10th, 2010 | Author: Otavio Demasi - Mtb 32.548
    Visando estimular o xadrez em todas as idades, instalarei um Grupo de Estudos, convidando à participação: Federação Paulista de Xadrez, Clubes de Xadrez espalhados pelo Estado, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, Prefeituras, Universidades, cito aqui a Unesp, Estudiosos da Educação Física, para que em seis meses se defina um Plano Estadual de Incremento e Fomento ao Xadrez.A dotação orçamentária está contemplada dentro do 1% da redistribuição dos impostos arrecadados no Estado (ICMS, IPVA, ITR, PEDÁGIOS e MULTAS DE TRÃNSITO) do projeto de lei do ICMS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL /ESPORTES DE MASSA.

    O ensino de xadrez é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, “inculcar” valores e desenvolver habilidades. Pois este jogo vai trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática. Os valores que este jogo estimula: respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar perder, humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, auto-estima, paciência, autocontrole, tolerância, e as relações entre pais e filhos.

    O xadrez pode trabalhar as áreas: recreativa, desportiva, intelectual, cultural, ética e emocional: também pode funcionar como uma terapia, uma vez que a pessoa pode descarregar estresse e energia acumulada através do jogo.

    Já o “Prêmio Enxadristas Brasileiros”, será uma homenagem anual, com premiação a ser definida em projeto-de-lei e servirá ao estimulo da prática do xadrez em todas as idades no Estado de São Paulo, com ações complementares de torneios, mostras culturais, palestras dos Grandes Mestres Internacionais (GMI) brasileiros, fóruns e outras manifestações, com participação organizada de escolas estaduais e municipais, clubes e outras entidades.

    De você também um “xeque-mate” na politicagem!
    www.otaviodemasi.com -acesse,opine,própague
    Vote DEMASI 40963 DEP ESTADUAL e SKAF 40 GOVERNADOR

    ResponderExcluir