segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Blogs de Xadrez


Olá, povo!

Depois de um tempo ausente, voltamos a atualizar o 'Reis do Vale' com uma grande novidade.

Nossos colegas do Blogs de Xadrez nos prestigiaram com uma ótima matéria sobre o lançamento do 'Reis do Vale'. Para quem não conhecia, o Blogs de Xadrez se dedica a divulgar todo tipo de (bons) blogs de xadrez na web, dividindo-os por categorias.

O objetivo de Reinier Freitas, Rafael Pimentel e Ana Vitória Rothebarth (autores do blog) é reunir em um só lugar a maior quantidade possível de informação sobre xadrez disponível na internet.

Apreciem a matéria clicando no link repetido várias vezes neste post, mas se você foi lerdo o suficiente pra não perceber, segue aqui de novo: Blogs de Xadrez.

Até a próxima!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Xadrez, Ping e Suor

No domingo, 6 de setembro, foi realizado na cidade de Taubaté o II Aberto SESC de Xadrez Relâmpago, com 19 jogadores, batendo o record de participantes da edição anterior. O torneio teve o seu começo como um qualquer, com um atraso de meia hora, mas se isso não acontecesse seria algo inédito entretanto essa não era a intenção. Foram realizadas 11 rodadas onde Glaucio Calfachio levou a melhor!? e ganhou o título seguido de Leandro Damião(2°) e Pedro Henrique Moraes(3°).

Um breve relato sobre o motivo do “melhor!?”: Glaucio começou o torneio disparado fazendo a incrível performance de 9 em 9, mas nas rodadas 10 e 11 resolveu voltar ao normal e perdeu duas seguidas para Erick e Rauanda respectivamente.


Rauanda comemorando o seu mate miniatura contra o campeão Glaucio


An passant nas categorias paralelas, tivemos Erick Ramos campeão do sub15 (agora entendemos porque ele tanto queria que essa categoria existisse) e Juliane Dias campeã do Feminino.

Outro fato que não poderia ficar de fora foi a discussão antes do torneio sobre as regras do relâmpago, onde todos concordavam que lance impossível perderia a partida, eis então que Glaucio resolve falar que lance impossível não é lance irregular e se alguém, por exemplo, movesse o cavalo em Z, não teria problema, era só voltar o lance. É óbvio que isso não foi aceito tivemos o inicio do torneio não podendo mover o cavalo em Z, tristeza para alguns.


Leandro x Glaucio

Também o fato de dois jogadores abandonarem o torneio alegando que os jogadores jogavam muito rápido e que não dava tempo pra pensar (acho que era um torneio relâmpago, não era?), pois então, acharam melhor ir embora após serem intimidados pelos velozes e furiosos jogadores.

O título de Cavalo paraguaio foi divido entre Jonathas Cuba e Gabriel Filho-do-Josino, começando o torneio disparado assim como Glaucio, porém pararam no caminho por volta da 5° rodada e não conseguindo atingir o pódio. Leandro e Pedro Henrique foram constantes, mas sem grande destaque durante o torneio, mesmo assim chegando ao pódio.


Jonathas x Pedro Henrique


Enfim algumas gafes foram cometidas, como o esquecimento da 4° rodada (sim, essa rodada foi pulada, esquecida, perdida, escafedeu-se, e teve de ser jogada após a 11°). Isso sim foi inédito, mesmo não sendo a intenção fazer algo inédito, mas tivemos esse acontecimento.

De qualquer forma Erick Ramos (organizador) está de parabéns pela iniciativa e organização, levando todos os apetrechos necessários para o emparceiramento e sua boa vontade de contatar o SESC para o torneio.


Segunda parte

Quando todos estavam prestes a ir embora eis então que Pedro Henrique e Jonathas Cuba criam uma nova modalidade do xadrez relâmpago.


Pedro Henrique jogando o Xadrez Maratona


Para todos que achavam que xadrez era algo para pessoas sedentárias e sem preparo físico, foi comprovado pelo Xadrez Maratona que isso era apenas um mito. As regras para essa modalidade são bem simples, você apenas deve fazer o seu lance no tabuleiro gigante e depois correr para acionar o relógio, sendo que você tem apenas 5 minutos para jogar a partida inteira.

O grande campeão do Xadrez Maratona, para espanto de muitos, foi Pedro Henrique que ficou invicto com 4 vitórias, seguido por Cuba com 1 vitória.

Após muita correria, suor e peleja encerro esse post.

Colocações finais

1 Glaucio D Capalchio, 2244 Taubate 9
2 Leandro Damiao, 2245 Taubate 9
3 Pedro Henrique Martins, 2362 Taubate 8
4 Gabriel Silva Nascimento, 2025 Cacapava 8
5 Juliane de Oliveira Dias, Fem 2133 Pinda 8
6 Erick Alexandre M Ramos, S-15 2201 Taubate 7
7 Rauanda Schultz Santos, Fem 2144 Taubate 7
8 Jonathas Duarte M. Cuba, 2226 Pinda 6
9 Julio Cesar Pereira, 2000 Taubate 5
10 Andre Azimovas, 2000 Taubate 5
11 Isabela Santos, Fem 1998 Taubate 4
12 Jonathan Azeredo, 2000 Taubate 4
13 Alexsandra Helena D Lima, F-15 2001 Taubate 4
14 Guilherme Borba L Savio, S-15 2000 Taubate 3
15 Allysson Leite, S-15 2000 Taubate 3
16 Diego de Campos, 2000 Taubate 2
17 Yago Pereira Valorio, S-15 2000 Taubate 0
18 Aurelio Rodrigues, 2000 Taubate 0
19 Daivisson, 2000 Taubate 0


A próxima cobertura do Reis do Vale será na etapa de Pindamonhangaba, que ocorrerá no domingo, dia 20. Clique aqui para fazer sua inscrição.

See you...