domingo, 23 de agosto de 2009

2° Aberto SESC - Xadrez Relâmpago


2º Aberto do SESC - Relâmpago - Taubaté - 5'min

---- 06 SET 2009 (DOM) ----

End:Av Eng Milton A Peixoto, 1264 - Esplanada Sta Terezinha - Taubaté

Inscrições: Abertas e Gratuitas por e-mail, erickalexandresk8@hotmail.com, ou no Local até as 9h45min.

Sistema: Suíço- 5'min KO

Programação: O Torneio será jogado em 11 rodadas, com o mínimo de 12 participantes. Intervalo para almoço após o término da 6ª rodada.

Premiação:

Sub15: 1º, 2º e 3º Medalhas

Feminino: 1º, 2º e 3º Medalhas

Absoluto: 1º, 2º e 3º Medalhas

Obs.: Só haverá uma categoria ABS.

Informações: Pede-se que tragam jogo de peça e relógio de xadrez.

Rating: Será utlizado rating Valeparaibano para o emparceramento.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vale no Blog 'Xadrez Feminino'


O blog Xadrez Feminino noticiou o resultado do torneio feminino na 6ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez. A vitória foi de Rauanda Schutz dos Santos.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Praia e calor em Caraguá

Partida que decidiu o torneio, 5ª rodada: Tiago Santos (dir) x Jonathas Cuba

No último domingo, 16 de agosto, a cidade de Caraguatatuba recebeu a 6ª etapa do 10º Circuito Valeparaibano de Xadrez Dinâmico. Mesmo sendo, provavelmente, a antepenúltima etapa do Circuito (a etapa de Caçapava corre o risco de não ser realizada, reduzindo a decisão para as duas etapas restantes), o torneio não contou com seis dos 10 primeiros colocados no ranking de 2009, na categoria absoluta.

Os 47 participantes que desceram a serra para jogar na ensolarada cidade do litoral paulista, entretanto, disputaram de forma acirrada ponto a ponto na busca pelo título. Se deu melhor Tiago Santos (São Paulo), com 5 em 5. Em seguida, os xarás Jonathan Ayres (Taubaté) e Jonathas Cuba (Pinda), com 4 em 5.

Destaques para as atuações de Gabriel Nascimento (o “filho do Josino”, de Caçapava), Bruno Alexandre Santos (São Sebastião) e Fábio Alves Lins Jr. (São Sebastião), que também terminaram o torneio com 4 pontos.

Torneio B


A disputa nas categorias sub-11 e 15 quase sempre é esquecida, afinal, os 52 pimpolhos que jogaram nestas categorias ainda têm de comer muito feijão. Por isso, também será esquecida aqui.

Torneio Feminino

No feminino, ‘tripadinha’ de Taubaté, com Rauanda Schutz (5 pontos), Rita Prazeres (4,5) e Vanessa Salles (4) no pódio, entre 29 competidoras.

Enfim, no total, 128 pessoas (mais o Laerte, o Ralfus, os motoristas de Urubupungá e a torcida brasileira) acordaram cedo, entraram na correria, comeram mal, passaram calor e completaram mais esta emocionante etapa do Circuito que mais reúne enxadristas em São Paulo [é claro que eu não confirmei essa informação].

E ninguém viu a praia.


Pérolas

Em breve entra no ar um vídeo com os melhores (?) momentos do torneio. Enquanto ele não vem, fiquem com algumas pérolas ocorridas durante essa acirrada disputa:

- O local escolhido para os jogos foi o Sindicato do Servidor Público de Caraguá. Tirando o fato de ninguém na cidade saber onde ficava o local, não foi difícil encontrar o galpão, digo, o salão de jogos;

- Na véspera do torneio o local recebeu um baile (?) e o início das partidas foi adiado para que o chão e as mesas pudessem estar lavados e secos, a fim de evitar o efeito peças escorregadias;

- Daniel Ikejiri comemorou muito a ausência dos seus mais próximos seguidores na luta pelo título de Rei do Vale 2009. Só esqueceu de avisar seus adversários, que não entraram na mesma festa. Daniel terminou em 7º, mas, ainda assim, deve ser o novo líder do Circuito;

- Ao final da quarta rodada, o árbitro do certame – na ânsia por reforçar seus argumentos já convincentes de que cinco rodadas bastariam – apelou para a famigerada doença da moda: “Vamos acabar mais cedo e evitar a proliferação da gripe suína”.

- O Ataque Surf (variante de ataque comumente ocorrida em partidas de jogadores do Litoral Paulista) não apareceu em nenhum PGN das 5 primeiras mesas;

- Estranhou à maioria dos jogadores o fato de que, na terceira rodada, um jogador desconhecido estava entre os que tinham feito 100% de aproveitamento. Na lista, seu nome era suspeito: “Astor”, assim mesmo, sem sobrenome algum. Logo, o enxadrista foi descoberto: tratava-se de uma engine (Astor 7.8), criada exclusivamente para atuar em Caraguá. Devido a um bug, no entanto, Astor não conseguiu mais pontuar (acredita-se que a água com que lavaram o chão às vésperas do torneio molhou seus chips);

- Vamos ocultar o nome para não sofrermos com processos: mas um jogador ganhou o título de Bola Murcha do torneio. Jogava Mateus Silva (Pinda) contra o referido jogador, que fez um lance impossível. Mateus chamou o árbitro para acertar seu relógio e, quando este chegou, o Bola Murcha simplesmente negou que tenha feito tal lance. E o árbitro não teve o que fazer, senão mandar seguir a partida.

- Gabriel Josino Nascimento Rezende, o filho do Josino, reclama até agora (terça-feira, 9h) que não devia ter perdido sua partida contra Rafael Carvalho. Parece que ele vai entrar com uma petição no Juizado Especial pedindo anulação do pleito, e já começou a colher assinaturas para um possível abaixo-assinado. É engajado;

- Na penúltima rodada, Tiago e Fábio Alves disputaram a liderança do torneio. Um pouco melhor na abertura, Tiago se perdeu no jogo e quase foi engolido pela onda de peões de Fábio [o termo certo é “avalanche”, mas, em respeito aos surfistas, falaremos de “onda”]. Porém, seguindo sua tática golpeteira (doutrina aprendida em Taubaté), lançou-se ao ataque (furado) jogando todas suas peças pra cima do Rei de Fábio, e venceu. Descontente e incontrolado, Fábio resolveu fazer o mesmo: e jogou todas as suas peças EM CIMA do Tiago! Errou a cabeça por pouco. (Pra errar essa cabeça enorme tem que ser muito vesgo opsss - NT)

- Érick e Jonathas (Taubaté) acordaram às 5h da manhã decididos a vencer a categoria sub-11 e 15 do torneio. Ah, esqueci, não vamos falar da categoria sub-11 e 15;

- A principal página de Xadrez do Brasil (esta informação, sim, é confirmada oficialmente), o Clube de Xadrez On-line, noticiou o resultado da etapa de Caraguá, desagradando a alguns cornetas (pura invejinha, ops);



- Não deixe de voltar para conferir o vídeo;

- E mande sua pérola nos comentários, caso ela tenha sido esquecida aqui.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

6º Etapa - Caraguatatuba

Próxima etapa do circuito valeparaibano, será dia 16 de agosto, na simpática cidade de Caraguatatuba.
Como não estarei presente, a cobertura desse torneio estará sobre controle dos senhores Cabeça Grande, Erick e Tiago. rsrsrsrs
Portanto tomem cuidado com esses dois! hahahahahaha

Inscrições podem ser feitas até sábado. Clique aqui.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Circuito FPX - São José dos Campos

No último domingo houve uma etapa do circuito FPX (algo que ocorre no vale no máximo uma vez a cada dois anos ou quando o cometa Halley visita o nosso planeta rsrsrs).
Enfim esse torneio não teve as famosas zebrinhas entre os primeiros colocados, sendo Krikor e Mareco os ponteiros, com Mareco levando a melhor no desempate.
Nas cotegorias paralelas tivemos Vanessa Gazola campeã do feminino, Juliana Terao campeã do sub18 e Matheus Mazim campeão sub14. (A meninada mandou bem!!!)

Agora falando do povo valeparaibano...
Destaque para Flávio Costa que levou o prêmio como melhor de São José fazendo 4,5.
Também com boa atuação na faixa dos 5 pontos tivemos Tiago Pereira, Tiago dos Santos, Perseu (também conhecido como reclamão, chorão, biba, moça rsrs).
Outro também que teve um boa atuação no torneio foi Jonathas Meirelles que fez 4,5, ganhando de jogadores fortes porém na última rodada foi enrolado não alcançando por pouco a faixa dos 5,5.

Fatos estranhos, inéditos e engraçados foram os seguintes:
1° Perseu reclamando de tudo. Reclamou quando foi massacrado por Pedro Henrique, dizendo que estava ganho kkkkkk. Reclamou que ficou em segundo lugar no sub18, mas ele esqueceu que a Teraozinha também tem menos de 18 e joga mais que ele. kkkkk Enfim, ele só reclamou!

2° O que não poderia ficar de fora foi fato de jogarmos 7 rodadas sem horário de almoço. Pra quem usava o tempo inteiro da partida tinha que ser um ninja pra comer e voltar a tempo pra jogar a rodada. rsrs

3° Uma pessoa que não é do vale, mas vale a pena ser comentada foi o Cajal, que deve ter aprendido com o Perseu como reclamar ou será que o Perseu aprendeu com ele? Não importa!!! kkk O ocorrido foi que Cajal na primeira rodada empatou com um jogador relativamente muito mais fraco que ele e saiu gritando e batendo na mesa que era um absurdo empatar a primeira rodada. Agora eu me pergunto, o que ele acha que vai mudar reclamando daquele jeito? hahaha
Vai jogar xadrez powww!!

4° Um fato relevante foi a vitória do grandioso Jonathas Marcelo sobre o atual campeão do vale, Pedro Henrique, na última rodada. No entanto o resultado já era esperado, pois, Jonathas será o representante do Brasil no mundial que vai ocorrer na Turquia. Nada de anormal ocorreu. kkkkkkk Muitos falaram que isso era relevante, então postei!

5° Tivemos um torneio no dia dos pais, e estava bombando de gente. Como disseram: "Dia dos pais tem todo ano, mas torneio 21 minutos com 5 mil em prêmio não tem todo ano!" hahaha

6° O Torneio estava tão fraco que foi um Mareco que ganhou!!! ¬¬ hahaha (não lembro de quem foi o crédito dessa piada)

7° Para fechar com chave de ouro tivemos um incrível Match de duas partidas entre MI Krikor x David (atual campeão-paulista-de-Taubaté-do-bairro-dele).
Na primeira partida após um partida confusa em que ninguém entendia nada. Ninguém mesmo rsrsrs, Krikor levou a melhor.
Na segunda partida David resolveu ir para o tudo ou nada, porém acabou esquecendo do tempo e Krikor novamente levou a melhor, mas como disseram, "Krikor deu sorte, pois, não é nada fácil vencer o atual campeão-paulista-de-Taubaté-do-bairro-dele.

(Match entre David X MI Krikor, atraindo vários curiosos)

Um trecho desse match pode ser visto aqui:



A classificação final pode ser visualizada aqui.

Então... dou por encerrado esse triste torneio para alguns e feliz para outros rsrsrs
Próximo post será sobre a etapa de Caraguá, a qual alguém terá que relatar para mim, pois não jogarei. Aceito voluntários! hehehe
See you...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Estréia

A idéia desse blog é divulgar e também comentar sobre torneios e jogadores da nossa região.
As famosas anedotas que sempre ocorrem também serão postadas aqui, enfim coisas sérias e palhaçadas. rsrsrs
See you...